domingo, 23 de setembro de 2012

PROJETO PEDAGÓGICO DETERGENTE ECOLÓGICO

Título:  Detergente ecológico,  biodegradável  e economicamente  mais  viável.

Autores:
Israel  de Andrade  Limal
Emerson Leandro  Castroí
Afonso  Rodrigues  Chaves  Júnior2
1 Alunos  da EEM  Etelvina  Gomes Bezerra
2 Professor  da EEM Etelvina  Gomes  Bezerra

INTRODUÇÃO  :
Preocupação  ambiental é uma  constante  na vida  do  homem  moderno. Em busca  de soluções  e
possibilidades  para uma  vida sustentável  é necessário  descobrir  formas  de convivência sustentável. Muitas vezes  é possível  minimizar o impacto  da vida  no planeta  fabricando  itens  fundamentais  para a higiene  e limpeza.  Detergente  biodegradável  é um  detergente  facilmente  oxidado  por colônias  de bactérias,  ou seja, não  prejudicial  ao meio ambiente.  Os detergentes  não-biodegradáveis  acumulam-se  nos rios,  formando  uma  camada  de  espuma  que impede  a entrada  de  gás oxigênio na água  e pode remover  a camada  oleosa  que  reveste  as penas  de algumas  aves, impedindo  que  elas flutuem.  O objetivo  desse Projeto  foi  demonstrar  como  se  fabrica  um  detergente  artesanal  de baixo  custo  e principalmente  biodegradável.

METODOLOGIA  :
O projeto  foi  desenvolvido  no  âmbito  diversificado do  currículo  escolar,  durante  os  horários  de
atividades práticas  no  Laboratório  de Ciências  da Natureza  e contou com  a participação  de cinco
alunos  do  20  ano  A em  duas  horas  semanais no mês  de  Agosto  de 2012.  Para a produção do
detergente foram  utilizados:  01 pedaço de sabão  de coco,  02 limões,  2(1/2)  colheres  de  sopa de
amoníaco  (que  e biodegradável)  e 04 litros  de  água.

RESULTADOS:
Levando  em consideração  a realidade  da  educação  brasileira  com  relação  às  dificuldades  de
aprendizado  têm-se  com esse  projeto  a intenção  de criar  condições  efetivas  para a construção  de
experiências  significativas  na  vida  dos  alunos  com  potencial  transformador  da sociedade  de forma ampla.  Fazendo  com  que sejam  os autores  de' sua  experiência,  os seus feitos  ganham  vida e significado  no  espaço  escolar.  A Escola  Etelvina tem  como  um dos pilares  a sustentabilidade.  Tendo isso  em mente,  o detergente apresenta uma  característica  especial:  reduzir  impactos ambientais causados  pelos  detergentes sintéticos.

CONSIDERAÇÕES  FINAIS:
O projeto demonstrou ser uma poderosa  ferramenta  para  a implementação  de metodologias  de ensino voltadas  para a transformação  da  sociedade  e propõe uma  abordagem  prática  efetiva  e não  apenas formação  teÓrica.  Os alunos  parlicipantes  do  projeto estão engajados  na  proposta  de  envolver as comunidades  do  entorno, oferecendo  capacitação  para  seus moradores  de tal  forma que  eles mesmos possam  produzir o detergente para  consumo pessoal  ou para  a comunidade  local.  Sendo  assim, acredita-se  que o processo  formativo  propiciado  pelo projeto  foi  eficiente  não só nos quesitos científicos, mas principalmente  por  ocasionar  uma  efetiva  formação  comprometida  com  os  valores sociais e a responsabilidade  ambiental.

PALAVRAS-GHAVE:  Ecologia -Ambiente - detergente  biodegradável-  economia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário