Título: Detergente ecológico, biodegradável e economicamente mais viável.
Autores:
Israel de Andrade Limal
Emerson Leandro Castroí
Afonso Rodrigues Chaves Júnior2
1 Alunos da EEM Etelvina Gomes Bezerra
2 Professor da EEM Etelvina Gomes Bezerra
INTRODUÇÃO :
Preocupação ambiental é uma constante na vida do homem moderno. Em busca de soluções e
possibilidades para uma vida sustentável é necessário descobrir formas de convivência sustentável. Muitas vezes é possível minimizar o impacto da vida no planeta fabricando itens fundamentais para a higiene e limpeza. Detergente biodegradável é um detergente facilmente oxidado por colônias de bactérias, ou seja, não prejudicial ao meio ambiente. Os detergentes não-biodegradáveis acumulam-se nos rios, formando uma camada de espuma que impede a entrada de gás oxigênio na água e pode remover a camada oleosa que reveste as penas de algumas aves, impedindo que elas flutuem. O objetivo desse Projeto foi demonstrar como se fabrica um detergente artesanal de baixo custo e principalmente biodegradável.
METODOLOGIA :
O projeto foi desenvolvido no âmbito diversificado do currículo escolar, durante os horários de
atividades práticas no Laboratório de Ciências da Natureza e contou com a participação de cinco
alunos do 20 ano A em duas horas semanais no mês de Agosto de 2012. Para a produção do
detergente foram utilizados: 01 pedaço de sabão de coco, 02 limões, 2(1/2) colheres de sopa de
amoníaco (que e biodegradável) e 04 litros de água.
RESULTADOS:
Levando em consideração a realidade da educação brasileira com relação às dificuldades de
aprendizado têm-se com esse projeto a intenção de criar condições efetivas para a construção de
experiências significativas na vida dos alunos com potencial transformador da sociedade de forma ampla. Fazendo com que sejam os autores de' sua experiência, os seus feitos ganham vida e significado no espaço escolar. A Escola Etelvina tem como um dos pilares a sustentabilidade. Tendo isso em mente, o detergente apresenta uma característica especial: reduzir impactos ambientais causados pelos detergentes sintéticos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O projeto demonstrou ser uma poderosa ferramenta para a implementação de metodologias de ensino voltadas para a transformação da sociedade e propõe uma abordagem prática efetiva e não apenas formação teÓrica. Os alunos parlicipantes do projeto estão engajados na proposta de envolver as comunidades do entorno, oferecendo capacitação para seus moradores de tal forma que eles mesmos possam produzir o detergente para consumo pessoal ou para a comunidade local. Sendo assim, acredita-se que o processo formativo propiciado pelo projeto foi eficiente não só nos quesitos científicos, mas principalmente por ocasionar uma efetiva formação comprometida com os valores sociais e a responsabilidade ambiental.
PALAVRAS-GHAVE: Ecologia -Ambiente - detergente biodegradável- economia .
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